Friday, April 17, 2009

A Excursão à Energia Solar

Os Gatubarões do Primeiro Ministro José Socrates

O primeiro ministro de Portugal organizou uma excursão de 75 alunos de 15 países, para visitarem a central fotovoltaica da merdaleja, a maior do mundo, na opinião do inginheiro. Os referidos excursionistas não foram alojados num ecologicamente correcto parque de campismo, mas, bem pelo contrário, pernoitaram num dos hotéis mais caros da capital. Advinhem quem pagou?
A basófia caraterística do natural da Cova da Beira não deixou créditos por mãos alheias e no meio das costumeiras baboseiras propagandísticas disparou a direito e certeiro no provincianismo: "esta é maior estação fotovoltaica do mundo, ou vamos à frente na energia solar, ou somos os maiores." Uma enormidade destas.
Não sei se existe algum campeonato do mundo de estações fotovoltaicas mas pelo sim, pelo não já vamos à frente. Aos nossos jornalistas, que não passam de meios que o inginheiro usa para a sua propaganda, não lhes ocorreu perguntarem por exemplo, quanto custou tal acto de folclore excursionista? Como é que a maior estação fotovoltaica do mundo gera energia durante a noite? E nos dias e semanas de céu encoberto? Como é que transmitem a energia eléctrica a grandes distâncias sem perdas significativas de energia nos fios eléctricos?, etc. Como dizia Pacheco Pereira no Público "a energia das ondas está em terra, avariada, tudo indica que, definitivamente". E na parte fotovoltaica, temos uma empresa espanhola, que pegou num projecto falido, que nunca chegou a ser o maior em coisa nenhuma."
Gato por lebre? de maneira alguma! Aliás ainda veremos o Sócrates a afirmar um dia destes, que somos os maiores em engenharia genética, pois até já produzimos uma nova espécie de peixe. Ou será de gato? São os gatubarões. Não conhece? Está na fotografia. Só pode ser realidade.

No comments: