Friday, June 10, 2011

Helicóptero Secreto na Caça a Bin Laden

                                                  Helicópteros secretos foram utilizados na caça ao barbudo
As imagens dos destroços de um dos helicópteros usados no abate de Osama Bin Laden, não são conformes a qualquer tipo de helicópteros hoje conhecidos ao serviço das forças armadas americanas.
Na sequência do raid do primeiro de Maio, só uma secção da cauda do heli ficou intacta. Todo o resto daquela aeronave foi voluntariamente destruída – mas o aspecto do seu design não se assemelha sequer ao Sikorsky MH/UH.60 Black Hawk, o helicóptero usado pelos americanos neste tipo de operações.

O aspecto stealth, furtivo, do helicóptero que ficou no solo é a parte mais intrigante dos destroços. Os seus ângulos parecem sugerir que em certo grau o heli estava preparado para operar furtivamente relativamente aos radares. Os rotores da cauda também sugerem que foram aí integrados elementos de anulação do ruído, naquilo que no jargão militar militar se chama, acoustic stealth.
Comparando com outros helicópteros americanos, os destroços mostram que era demasiado largo para ser um heli do tipo scout, como por exemplo o OH-58 Kiowa Warrior (em baixo)


ou o OH-6 Litle Bird (em baixo)

Relativamente aos maiores, como sejam o CH-47 Chinook (em baixo)

ou o CH-46 Sea Knight (em baixo)

podem ser afastados, uma vez que não possuem rotores de cauda.
Só o CH-53 Super Stallion (em baixo)
permanece como a possibilidade viável, mas novamente as inconsistências relativamente ao seu design, afasta esta hipótese de ter participado na operação.
A única possibilidade que resta, é o de se tratar de um Black Hawk altamente modificado, mas em resposta a um pergunta feita neste sentido, por um correspondente da revista Jane’s, a um porta-voz militar americano, foi a seguinte:
“No operation detaisl have been released about units or equipment”

No comments: