Sunday, June 28, 2009

Mandem-nos Para o inferno (2)

Gravura da época que representa aspecto das Guerras Barbáricas


Durante algum tempo a jovem nação americana juntou-se aos governos europeus pagando "tributo" aos piratas, isto é, pagando-lhes para que eles deixassem sossegada a navegação e de escravizar os marinheiros. Mas assim que os americanos desenvolveram forças navais capazes de lidar com o problema, mandaram a Navy e os marines, pôr fim a tal pirataria no Mar Mediterrâneo, naquilo que ficou para a História conhecido como The First and Second Barbary Wars (1801-05, 1815). Estas primeiras guerras externas também não são muito valorizadas nos livros de História Americana.
Depois de terem sido derrotados, os piratas deixaram os navios americanos em paz. Mas o espírito da jihad, como um vírus maligno, sobreviveu, de formas diferentes. Pirataria no passado (e no presente) e terrorismo nos nossos dias.
Nos finais dos anos 80, uma nova forma do vírus "deu à costa". A novidade apareceu no Dia de São Valentim de 1989, na forma de um anúncio servido pelo Ayotollah Seyyed Ruhollah Khomeini que em 1979 ocupou o poder deixado pelo Shah Mohammed Rerza Pahlavi. O supremo lider iraniano (eleito homem daquele ano pela revista Time) que prontamente sujeitou aquele imenso país e povo á lei da sharia, emitiu uma fatwa ao escritor novelista indo-britânico, Salmon Rushdie, que deveria ser morto por ter insultado o islão no famoso livro Os Versículos Satânicos. Os iranianos ouviram-no na rádio " Eu informo o orgulhoso povo muçulmano do mundo que o autor do livro Os versículos Satãnicos, que é contra o Islão, o profeta e o Corão, e todos aqueles que se envolveram na públicação e difusão do livro são sentenciados á morte. Eu apelo a todos os muçulmanos que o executem seja lá onde o encontrarem". Dias depois, responsáveis iranianos acertavam um preço pela cabeça dele. O escritor teve que se esconder. Desde então é guardado pela polícia inglesa dia e noite. Trinta pessoas foram assassinadas em todo o mundo por ordem desta fatwa.
Nada como isto tinha acontecido até então. A fatwa de Khomeini reflete o reconhecimento que os alvos jihadistas não incluem só navios ocidentais e edifícios. Também incluem, até fundamentalmente incluem, as liberdades ocidentais, e em especial a liberdade básica: a liberdade de expressão. O que emergiu deste reconhecimento foi uma nova fase da jihad cuja vantagem não requer jihadistas para travarem combate até à morte mas, antes, actividades de baixo risco como escrever cartas de queixa a funcionários e governantes, participando no "diálogo intercultural, participando em ocasionais manifestações, marchas, queima de bandeiras, actos de invasão de embaixadas e motins de fim de semana. Nao só os participantes desta nova jihad não correm riscos (há pouca probablidade de serem presos e ainda menos convicção), mas para além disso, ainda gozam da assistência de não-muçulmanos que, quando não apoiam estes novos jihadistas devido a um taralhouco sentido de simpatia, ou de medo, são motivados pela ideologia - nomeadamente a perniciosa doutrina do multiculturalismo, que ensina pessoas livres a diminuir ou depreciar a sua própria liberdade devendo-se ajoelhar perante tiranos, e como todos os dias verificamos, são utilíssimos aos jihadistas culturais que parecem ter sido inventados pelo próprio Osama bin Laden. É o caso do Bloco de Esquerda e Ana Gomes entre muitos outros.

No comments: