Saturday, May 3, 2008

A Caravana de Sean Penn

No momento em que muita gente "sacode a àgua do capote" na actual polémica em torno destes novos combustíveis, por provocar um aumento maciço no preço dos cereais, o actor encabeça esta bem disposta iniciativa: a Caravana denominada Mãos Sujas. Tal ajuntamento é constituído por um comboio de autocarros movidos a biodiesel que tentará realizar uma viagem de 2900 quilómetros até Nova Orleães. O objectivo de tal iniciativa é dar poder aos jovens !?
Esta caravana vai incompleta. Há muitas personalidades que deveriam ocupar os primeiros lugares do primeiro autocarro. Uma delas é Durão Barroso, por em tempos, ter apelado a uma maior produção de biocombustíveis de maneira a combater um fantasma - o aquecimento global - querendo baixar "alegremente" a produção de dióxido de carbono em cerca de 20% nos próximos anos. Irresponsável...? Nem pensar.
O actual secretário-geral das Nações Unidas, ou qualquer um dos clones passados, por ter atirado as culpas para a especulação (leia-se USA) em torno dos cereais, esquecendo-se de décadas e décadas de propaganda em torno da queima dos combustíveis fósseis e os seus efeitos potencialmente apocalipticos no clima terrestre, conforme a ficção científica alardeada pelo IPCC, motivando a produção de toda e qualquer forma de energia alternativa. Um senhor português que veio do Afeganistão e viu uma criancinha morrer (coisa rara em tal país!) envolvido numa confusão qualquer acerca de obter farinha (suponho) e chocado, de imediato culpou os especuladores (note-se os USA) pela situação horrenda que criaram.
Os Quercus deste mundo e do outro, os Green Peace, Friends of Earth, The Soil Association e demais seitas, por terem metido a viola no saco. Ámen.

No comments: