Monday, October 25, 2010

Ferreira Gullar Sobre Lula.


Numa extraordinária entrevista a um jornal diário português, o escritor brasileiro Ferreira Gullar põe os pontos nos is sobre Lula. A entrevista é extensa e deixo aqui só um breve resumo.
Sobre as relações entre o Brasil e o Irão de Ahmadinejad Gullar afirma:
" O Lula é um esperto. Só pensa no poder dele. Foi para o Ahmadinejad fazer o quê? Um bandido. Um facínora. O cara que diz que o atentado ás Torres Gémeas foi uma invenção dos americanos. Esse cara não tem qualificação de estadista. E o Lula trata dele como se fosse um estadista. Foi para lá achar que ia resolver o problema da pacificação porque  é doido. É megalomaníaco."
A entrevistadora sempre a tentar defender o Lula e a Dilma, já que o jornal onde trabalha é um  bom defensor de todos os demagogos politicamente correctos e da esquerda global, acrescentou que o argumento de Lula era o de fazer a ponte entre o Norte e Sul, entre o Ocidente e o Irão. Ferreira Gullar imparável, respondeu:
" Veja o seguinte: aquela luta dos palestinos tem 60 anos. Todos os estadistas do mundo tentaram resolver e não conseguiram. Eo Lula vai conseguir, sem ter lido um livro? O Lula que mal sabe quem é? Chega lá no Oriente, quando o Brasil não tem nada a ver com aquilo lá. Demagogo. Para ter projecção internacional, porque ele é "mega". Ele é a vergonha do Brasil. É uma vergonha."
A entrevistadora carrega nas tintas, e diz que o Lula tem prestígio internacional entre os governos do mundo. Gullar explica:
" Tem prestígio na área que acha que o operário é melhor. É a herança marxista que ficou. Hoje, todo o professor universitário acredita nisso. O operário é o salvador do mundo. Isso vem do facto do Brasil eleger um operário Presidente da República. E as pessoas não têm conhecimento do que acontece aqui. Será que um redactor do  Le Monde conhece o Brasil mais do que eu? Não conhece. Sabe de ouvir dizer. Há uma lenda em torno de Lula. A minha felicidade é que dentro de 3 mêses ele sai da televisão e me deixa em paz."
A jornalista pediu um comentário em relação ao que Maria da Conceição Tavares disse sobre Serra, que ele mudou para a direita.
" Queria só que ela me explicasse se ela é de esquerda. Porque, veja bem, o Lula é aliado de Collor de Melo. Ele é de esquerda? Por acaso a campanha deles é de esquerda? Aliado com Collor, aliado com o bispo Marcelo Crivella, que é um safado, braço direito do bispo Edir Macedo, que enriqueceu com o dinheiro das empregadas domésticas, criando a Igreja Universal do Reino de Deus. Acha que isso é de esquerda? A conceição Tavares afirmar que o Serra é de direita supõe que a Dilma é de esquerda. Então eu estou dizendo quais são os aliados da Dilma. A Dilma é de esquerda? Mas o PT não é de esquerda. É um partido corrupto. O PT de esquerda já acabou há muito.
O comunismo chegou ao fim. Nós todos que participámos dessa aventura, somos obrigados a reconhecer isso. Cumpriu a sua tarefa, mudou o mundo, a relação de trabalho, as conquistas dos trabalhadores. E esgotou a sua tarefa. Então se acabou a URSS, alguém sonha que vai fazer socialismo no Brasil? Estou abrangendo a coisa de maneira ampla. Porque é que as FARC viraram organização de narcotráfico? Porque não têm mais perspectiva. Vai fazer revolução na Colômbia? Socialismo? Acabou na URSS, acabou na China e vai começar na Colômbia?"

Excelente! Ferreira Gullar tem 80 anos, lutou contra a ditadura como comunista e esteve preso. Recebeu este ano o Prémio Camões e é um dos grandes escritores da Língua Portuguesa.
Na entrevista Ferreira Gullar ainda considerou a Dilma como uma marioneta do Lula que quer regressar ao poder em 2014. Chamou Lula, com razão, de ignorante, mentiroso, fome de poder e vergonha do Brasil.
Assim, sem papas na língua.

No comments: