Thursday, July 15, 2010

O Bem Amado.



Os últimos dias têm sido férteis em exemplos da actuação, diriamos a la carte, da "religião da paz" no mundo.  E o menú é diverso como sempre foi: servida à bomba no Uganda, à pedrada no Irão e de mansinho na Europa. É este o caso da ofensiva diplomática turca, nos jornais europeus, em entrevistas e artigos de opinião de embaixadores e quejandos. Os objectivos são óbvios: por um lado recolocar a ideia de uma Turquia moderna, europeia, da qual a Europa, afirmam, precisa como de pão para a boca, depois de algumas suspeitas que aventura turca da "flotilha da paz" levantou em meios políticos europeus mais inquietos. Por outro lado, reafirmando a forte determinação em acertar o passo a Israel, atitude muito celebrada e até popular, nos meios políticos e  mediáticos deste Antigo Continente, mostrando-se e assumindo-se como a potência regional que quer liderar, não só os países muçulmanos mas também os países europeus, no combate aos israelitas. Cada vez mais a agenda política e diplomática dos países europeus se confunde com a agenda dos países muçulmanos, especialmente do árabes.  É o caso do nosso governo (se a isto se pode chamar governo!) Socialista Sócrates (SS).
O governo SS, há 5 anos a esta parte, desenvolveu relações com países totalitários, ditatoriais e com países cuja democracia sui generis é meramente uma questão de pró-forma. É este o caso da Rússia onde o Sócrates, para além de ter dado umas voltas em trote de treino à Praça Vermelha, afirmou a um mundo pasmado, que a Europa não tem moral para dar lições de democracia a Putin. Depois seguiu-se a Venezuela do tolo do Chavez, a Líbia e o Irão.
O ministro Amado dos Negócios Estrangeiros, foi dos primeiros a condenar, com rispidez diga-se, a atitude de auto-defesa de Israel relativamente aos barcos jihadistas, que se dirigiam para a Faixa de Gaza. A mesma determinação não se vislumbrou contudo face á condenação á morte á pedrada das alegadas(os) adúlteras(os) iranianas, desaproveitando a oportunidade  da visita que o Ministro dos Negócios Estrangeiros  iraniano a Lisboa, para lembrar o governo iraniano das boas práticas civilizacionais e democráticas. Para o governo SS os direitos humanos são uma carta fora do baralho a não ser que o desrespeito venha de Israel. Aliás como acontece em qualquer país árabe ou muçulmano da região. Dois pesos e duas medidas que descridibilizam qualquer acção diplomática, fazendo-nos questionar que raio de gente é esta que compõe o governo SS. Gente da Eurábia com toda a certeza.
 O que faz correr o Amado, só o próprio governo SS saberá, mas desconfio que queiram seguir os passos do Lula no fraternal abraço ao teo-fascismo islâmico do Irão. Agora que a CPLP está na moda, onde até os Bokassas africanos com a benção da transatlântica internacional socialista Lula Sócrates, querem estar, não há nada como desempenhar o papel de aprendiz de feiticeiro no pragmatismo da diplomacia norte-americana, esquecendo-se que não têm o poder militar para pôr os "nossos filhos da puta" na ordem sempre que for necessário. E sem poder militar o melhor papel que o Amado pode desempenhar é o de palhaço.
Vem a este propósito a última pirueta eurábica do Amado ao convocar o embaixador de Israel, Ehud Gol para ir ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, depois de este ter criticado a visita do homólogo do regime fascista iraniano fez a Lisboa. O ministro israelita considerou "surpreendente e decepcionante que alguns países europeus actuem de forma contrária às decisões da instituição a que pertencem. Abrir as portas a um regime pária enviam uma mensagem ambígua ao Irão". O que é inteiramente verdade e uma posição correcta que qualquer Embaixador consciente devia tomar. Devemos lembrar que o socialista Zapatero espanhol também recebeu a mesma personagem.
Para o Amado, o negacionismo oficial do Estado do Irão sobre o Holocausto nada significa e nem sequer a ameaça declarada á existência de Israel. Nada significa que Israel seja um país amigo de Portugal e a única democracia no Médio Oriente.
E pela convergência diplomática demonstrada com os países árabes e muçulmanos relativamente a Israel, acho mesmo que a fonte teórica de inspiração que norteia a diplomacia do Amado para a região, são os Protocolos dos Velhos do Sião.

No comments: