Sunday, July 11, 2010

O Polvo.


Hoje vou escrever sobre o polvo. Não sobre o polvo socialista do governo Sócrates que ocupou mafiosamente o Estado Português, que lançou este país numa das mais profundas crises desde que a minha memória alcança, do Polvo socialista, cuja utilização da Golden Share tanto agradou à extrema esquerda como á extrema direita salazarenta, e que transformou Portugal num país comunistóide. O Polvo em causa é o alemão, que por ter dotes de adivinho, marcou este Mundial de Futebol. Não é um qualquer polvo à lagareiro, este é um polvo à Zeitgeist, ou polvo à Espirito do Tempo, se preferirem. É também o polvo do irracionalismo pré-apocalíptico que caracteriza o Tempo. Neste particular, o polvo é o bicho que menos culpa tem de tais irracionalidades. Para ele, é bastante melhor pegar nas cores das bandeiras no fundo do aquário do que acabar no fundo do tacho. A maior culpa é de quem está disponível para noticiar sistematicamente os feitos e efeitos da percepção extra-sensorial do cafalópode.
No que toca a irracionalismos, muitas vezes disfarçados de fait-divers, o polvo afinal de contas tem que pedir meças a outros invertebrados, como seja o caso da Cherie Blair, a esposa do ex-primeiro ministro inglês Tony Blair. A senhora socialista inglesa, que não vivia no fundo de qualquer aquário, tanto quanto é sabido, acreditava nas propriedades transcendentes das pedras. A senhora Blair trazia sempre consigo um cristal pendente à volta do pescoço para prevenir que os maléficos raios provenientes dos computadores e tele-móveis a atingíssem. A senhora, também frequentava um octogenário ex-jardineiro chamado Jack Temple, que geria um "centro de cura" num celeiro perto de sua casa em West Byfleet. Numa consulta, o senhor Temple disse a Cherie que era capaz de ler o DNA através do baloiçar pendular das rochas que guardava num quarto lá do Centro, sobre o corpo dela. Xamã erótico não?
Pouco depois da eleição de 1997, a Senhora Blair deu ao senhor Temple uma selecção de pequenos recipientes, que continham cabelo e unhas do marido, cortadas por ela, digo eu. Temple, garantiu-lhe que balançando o pêndulo sobre os recipientes, poderia detectar sinais de "venenos e bloqueios" no corpo do Primeiro Casal. Os media relataram: " Não é incomum para ela, enviar faxes de folhas A4 de perguntas para que Temple a aconselhasse que decisões deveria tomar imediatamente e quais as que deviam por de lado até as vibrações provenientes dos cabelos e das unhas, parecerem mais positivas." É o que se chamava Positive Vibrations na governação socialista. Quem nos dera que o Sócrates fosse também á bruxa.
Se alguma coisa define a modernidade no Mundo Ocidental, é seguramente o primado da razão. Tanto quanto parece o racionalismo foi dispensado e as crenças supersticiosas primitivas florescem. Vivemos tempos de mitologias, misticismos e fanatismo. São estes tempos que explicam os Polvos, quer os socialistas, quer os adivinhos.

1 comment:

. said...

Urgent appeal - Alejandro Peña Esclusa arrested in Venezuela - Olavo de Carvalho

http://www.youtube.com/watch?v=u2XqNeyk7Kk