Friday, July 10, 2009

Amin Maalouf em Portugal (2)

A seguir temos a abordagem ao caso do Escolhido, isto é, de Obama. Segundo Maalouf Obama não fala ao instinto, mas á razão. Eu nem sei bem o que isto significa! Aqui faltou acrescentar um ou dois exemplos de um político que fala ao instinto. Presumivelmente Bush falava ao instinto.
Os instintos são disposições inatas a acções particulares. São padrões herdados de respostas a determinadas situações. Nos seres humanos, elas são observadas em resposta a emoções (como sexo, agressão e o medo). Os instintos podem ser convocados em regimes totalitários. O medo da burguesia na Rússia bolchevique, a agressão e eliminação dos judeus, no caso da Alemanha nazi. Não percebo como um intelectual desta estirpe pode ser suficientemente desonesto, para deixar a ideia subliminar de que Bush apelava aos instintos. Simplesmente os EUA foram violentamente atacados em solo americano, pela primeira vez na sua história, e reagiram com bastante moderação. Um discurso inspirado e poético não é suficiente como retaliação. E se Maalouf, na senda da prática de Obama, por hipótese, assim o considera, é ainda mais tolo do que parece.
“E MIRACULOSOMENTE ELE VEIO”, afirmou Maalouf ao jornal Público. Mais uma vez temos aqui um apelo religioso salvífico. O Eleito, O Enviado, O Messias, O Escolhido, O abençoado. Tudo isto é a treta de um unanimismo que de crítico tem muito pouco. E meus amigos, a palavra democracia desapareceu do léxico oficial da Casa Branca. De facto a democracia não se compadece com unanimismos. Aliás, os índices de popularidade de Obama vão mal, tal como, anteriomente escrevi. A sua fraca e tardia reacção relativamente á fraude eleitoral e repressão dos manifestantes em Teerão são prova do que a política de Obama vai pelo apaziguamento dos regimes fascistas dos mullahs islâmicos.
Depois generaliza que “todo o mundo se revê” em Obama. Bem, isto é simplesmente mentira, e mais uma vez wishfull thinking. E não é preciso ir muito longe, no tempo e no espaço. A Rússia não gosta dele como há dias ficou provado. É só mais um presidente americano. E parece-me que a Rússia é um actor geo-estratégico muito importante. Maalouf tem um pensamento débil, mais baseado nas seus sonhos do que na realidade. Soçobra facilmente a uma segunda leitura crítica, no entanto, é altamente destacado na imprensa multiculturalista. É preocupante que esta espécie de ideologia marginal tenha uma influência tão grande no “mainstream” político nos países ocidentais. É uma ideologia completamente desfasada do “ground level”, do dia-a-dia das massas, isto é da realidade objectiva do homem comum. É uma ideologia que vai beber á utopia da Paz e Fraternidade Universal que, para se impor á realidade dos cidadãos, só o pode fazer com censura, propaganda, mentira, revisão da História e quiçá, opressão. É já o caso da Inglaterra, que desenvolveu um sistema multicultural de estado, que tornou a Velha Albion no país mais censor do Ocidente. Por lá se encerram blogs, cidadãos são presos por delito de opinião, manifestações proibidas ou reprimidas. Tudo em nome da coesão comunitária. Depois continua Amin em tons trágicos: “ Se Obama falhar é uma tragédia para o Mundo.” Não é ao contrário! Se Obama não perder as próximas eleições vai ser uma tragédia, pelo menos para o mundo Ocidental. Porque simplesmente não podemos esperar que o Islão se torne secular e que respeite os direitos dos homens e das mulheres e das minorias, sexuais ou não. O Islão por definição é uma religião-política que se expandiu pela espada. A prova disso é a própria bandeira da Arábia Saudita. A prova disso é nunca por nunca abandonar o desejo de instaurar um califado que reconstrua glórias passadas perdidas. Por isso, cabe à maior potência democrática do mundo combater com todos os meios este fascismo religioso.

No comments: