Monday, January 18, 2010

Artistas Prá-Frentex


O município de Bruges está indeciso sobre o encerramento de uma exposição que vilipendia com grande entusiamo, a Cristandade .
Peter Puype um verdadeiro artista, criou umas estatuetas de Maria, Mãe de Jesus, que podem ser apedrejedas e completamente destruídas pelos visitantes da exposição. Muitos consideram que esta instalação não é mais do que a evidência do ódio à nossa própria cultura, e de um desejo juvenil de insultar com a maior brutalidade possível o culto a Maria que é completamente inofensivo, .
Eu não tenho a certeza das intenções deste lírico das artes escultóricas. Podemos também ver a coisa pela perspectiva da destruição da civilização judaico-cristã, pelo simbolismo da destruição de um dos seus ícones religiosos. Pode ser também um alerta para a condição das mulheres no mundo muçulmano, e aqui Nossa Senhora pode simbolizar o martírio das infelizes vítimas da brutalidade muçulmana. Pode ser que sejam estes os motivos do artista belga. Damos-lhe o benefício da dúvida.
De qualquer maneira não concordo que se proíba esta exibição de um gosto mais do que duvidoso. A democracia é um regime que deve possibilitar que os imbecis tenham o direito em se exprimirem.
Por outro lado o artistazeco se pretende armar-se em herói poderia ter concebido também umas estatuetas do Maomé, e fazê-lo esmagar até nada mais restar do que pó. Aí até eu dava um saltadinha a Bruges para enfiar umas pedradas bem dadas no Mo-Há-Mé. Desta maneira, o artista insultava um inimigo real, numa ofensa dupla. Em primeiro porque o tinha representado em figura de gente e segundo lugar, porque lhe tínha ido ás trombas até só cacos restarem.
Não tenho dúvidas que se o artista fosse um verdadeiro artista e colocasse Maomé para ser apedrejado, as autoridades encerrariam a exposição num piscar de olhos. E assim o Peter Qualquer Coisa, tornar-se-ia uma vítima da liberdade de expressão.
A Eurábia cada vez está mais idiota, e nós continuamos a votar nuns crápulas que mais não fazem do que nos vender aos fornicadores de camelos.

No comments: