Monday, January 11, 2010

A Europa Pode-se Tornar Um Novo Líbano (2)


O Líbano antes da guerra civil, era um país ocidental. Juntamente com Israel, era uma ilha de liberdade no meio de um oceano de opressão e tirania islâmica. A maioria dos cidadãos era aderente aos costumes cristãos europeus, às suas tradições, ética e filosofia. Beirute, a capital, fora chamada a Paris do Médio Oriente. Possuía estilos de vida modernos, governo democrático, escolas onde se aprendia e ensinava bem, ao contrário do que acontecia nos vizinhos árabes feudais. Os libaneses cristãos sãos os descendentes dos antigos fenícios que estabeleceram Cidades –Estado independentes na costa Leste do Mar Mediterrâneo na Idade de Bronze tardio. Os fenícios eram canaanitas e não tinham qualquer descendência árabe. Jesus pregou entre os fenícios, e estes foram dos primeiros gentios a converteram-se ao cristianismo. Aliás as missas ainda se cantam em aramaico, a língua de Jesus.
Os árabes invadiram a Fenícia no século VII, (agora chama-se Líbano), e resistiram com sucesso durante séculos, a perseguições, massacres, limpeza étnica, praticados pelos muçulmanos onde quer que se instalem. Obrigados a praticar a cultura árabe, (os libaneses cristãos falam árabe) praticavam também a cultura ocidental. Os próprios ocidentais, erradamente consideram-nos árabes.
Os libaneses tinham orgulho no multiculturalismo vivido naquelas paragens (um erro fatal, digo eu). Orgulhavam-se das diferentes raças, desde as pessoas de cor escura, até aos olhos azuis e cabelos loiros. Devido á posição geográfica do Líbano, na transição do Ocidente para o Oriente, a miscigenação era grande. Os mercadores libaneses levavam noivas da Europa para casar com libaneses. Desde tribos de beduínos, ciganos, xiitas, sunitas, uma variedade grande de seitas cristãs, pessoas que vestiam de maneira completamente diferente, desde o tradicional beduíno até ao Christian Dior e Yves Saint Laurent, desde o conservador até ao dandy. No fundo tirando os beduínos, o mesmo se passa na Europa actual, para assombro dos multiculturalistas.
No entanto, por baixo das aparências, as relações entre as diferentes religiões e etnias estavam longe de ser perfeitas. Apesar da prosperidade do país a experiência democrática era penosa e precária devido aos ódios antigos e persistentes. As sucessivas gerações de cristãos tinham bem presentes os massacres e violações perpetradas pelos muçulmanos ao longo dos séculos, e estes nunca esquecem a obrigação básica de qualquer muçulmano – o domínio absoluto do Islão. A tolerância, embora superficial, das diferentes comunidades resultava só de uma situação: os muçulmanos eram minoritários.

No comments: